Páginas

quinta-feira, 25 de maio de 2006

Parabéns, mas não só!

Foi com entusiasmo que recebi o nosso À Colcheia e apressei-me a lê-lo, pois estava extremamente curiosa por ver o resultado do trabalho e do empenho do novo Corpo Redactorial, formado por alguns alunos desta Academia.
Gostei de tudo: da cor; das fotografias; do editorial; das entrevistas; das curiosidades; do cantinho do aluno; da jovialidade, tanto da apresentação como da linguagem e dos assuntos tratados; apreciando principalmente o bem escritos que estavam a maioria dos artigos. Conclusão: estão todos de Parabéns.
No entanto houve um artigo no Cantinho do aluno que me espantou, agora pela negativa. O referido artigo era de um aluno, que embora se auto apelidasse de “humilde” me pareceu no mínimo atrevido.
O artigo começa por dizer que de há algum tempo a esta parte os alunos sentem vontade de apresentar projectos nos concertos finais e eu tenho que perguntar: Que alunos? É que os meus alunos estão fartos de apresentar ideias nos concertos. Quais projectos? É que a mim nunca nenhum outro aluno me propôs apoiar projecto algum. Porque desistem? A esta pergunta o “representante” desses alunos responde com facilidade! Supondo eu que as percentagens apresentadas, pela sua precisão, só poderiam ter resultado de um inquérito devidamente elaborado e de dados cientificamente tratados, felicito-o pela coragem de ter levado a cabo tal tarefa sem nenhum apoio por parte dos professores.
Este aluno é o mesmo que se apresentou no Concerto de Carnaval com um projecto autónomo, sem ter pedido apoio ou sequer opinião de nenhum professor, e embora eu não tenha entendido muito bem o objectivo da sua apresentação felicito-o por tal proeza.
Quer-me parecer que estamos numa escola bastante dinâmica e como prova podemos simplesmente consultar o Calendário de Actividades ou assistir a um qualquer concerto.
Quer-me parecer que alguns alunos também se mostram bastante dinâmicos e têm vindo a provar que são capazes de apresentar projectos consistentes, prova disso é por exemplo este jornal.
Quer-me parecer que os professores se mostram bastante receptivos às ideias e projectos dos alunos, prova disso é a recém criada Associação de Estudantes.
O que me quer parecer, infelizmente, é que este aluno simplesmente reivindica um tratamento que outros, talvez mais fazedores que faladores, já têm. Para mim, e ao longo da minha vida tem vindo a ser cada vez mais óbvio, existem coisas que não se impõem, conquistam-se. No entanto, estou ansiosa que o referido aluno me proponha qualquer projecto para eu apoiar.
Para finalizar, e porque aquilo que é bem feito deve ser bem elogiado, gostava de deixar novamente as minhas felicitações a todos os intervenientes no processo de elaboração deste jornal e pedir que continuem sempre a inovar.


Prof. Rute Cruz